SOLUÇÕES - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia Mais


Aconselhamento de carreira

ACONSELHAMENTO DE CARREIRA

Observamos que para muitas pessoas a principal meta na vida é seguir uma carreira gratificante, prazerosa, onde possa aplicar suas habilidades e talentos enquanto cresce.

Infelizmente nem todo mundo têm um papel profissional gratificante, muitas pessoas têm um emprego que os faz sentir entediado, frustrado e desmotivado. Se ainda você trabalha mais de 40 horas por semana, significa que a grande parte de sua vida será infeliz ou insatisfeita.

Resolver os problemas de carreira pode ser um processo difícil. O que acontece é que as pessoas não têm ideia de que trabalho os satisfaz e se sentem presos a uma realidade sentindo-se incapaz de mudar a rota e deixar a atividade atual. Outros podem estar lutando com problemas pessoal ou no trabalho que está impedindo de desfrutar e executar o seu melhor.

Se você é uma dessas pessoas, poderá se beneficiar com ajuda profissional, orientação e apoio de um Conselheiro de Carreira. Abaixo poderá aprofundar-se no tema e compreender os benefícios do Aconselhamento de Carreira e o que esperar das sessões.

O que é Aconselhamento de Carreira?

É indicado quando precisa de apoio confidencial para possíveis movimentos de carreira ou mudanças. O Aconselhamento fornece uma oportunidade de discutir e descobrir novas alternativas em seus planos, compreender as dificuldades de navegação, esclarecendo quais são suas habilidades, valores e motivações.

Benefícios do Aconselhamento de Carreira:

  • Identificar pensamentos e comportamentos negativos que deverão ser revistos;
  • Observar questões pessoais que podem estar afetando sua vida profissional;
  • Identificar e solucionar problemas no trabalho que estão te bloqueando;
  • Potencializar suas habilidades, atributos e experiências;
  • Identificar o que na sua carreira e papel é uma oportunidade para te fazer verdadeiramente feliz;
  • Rever seu curriculum vitae;
  • Discutir sobre as formas de se conseguir um emprego;
  • Perceber a importância e o impacto do seu trabalho na sua vida;
  • Formular um conjunto de metas atingíveis e um plano de ação;
  • Tomar medidas para mudar a sua vida e tornar-se saudável e feliz.

 

Como funciona o aconselhamento de carreira?

São reuniões que ocorrem semanalmente e poderão ser presencial ou online. Nestas sessões serão levantadas diversas questões relacionadas ao seu Plano de Vida, Intenções e Objetivos de Carreira. Usualmente as necessidades e valores individuais são respeitados e as sessões são completamente confidencias. Oferecendo assim, oportunidade para explorar as suas preocupações com profundidade e montar planos de carreira construtivos. O conteúdo das sessões dependerá do que espera trabalhar no aconselhamento.

Exemplos de objetivos de carreira

O aconselhamento de carreira poderá ajuda-lo a compreender o que você quer, o que é importante para você, seus interesses, o que te motiva, e quais são seus objetivos e aspirações. O Conselheiro de Carreira irá discutir sobre os fatores que poderão influenciar nas suas decisões ou impactar seus objetivos. Estas reflexões irão ajudá-lo a definir o papel e objetivo mais adequado às suas expectativas. Durante o processo, poderá ter o máximo de informações sobre a escolha definida, compreendendo as adaptações que deverá realizar ou não, considerando suas características pessoais.

Explorando suas habilidades e qualidades

Você poderá acreditar que está plenamente consciente de todas suas habilidades, conhecimentos, experiências, etc. Contudo, o Conselheiro de Carreira poderá identificar habilidades adicionais e qualidades que serão atraentes para futuros empregadores. Suas qualificações, experiências, forças e oportunidades de desenvolvimento poderão ser colocadas numa perspectiva mais ampla ao orientá-lo em como considerar a pretensão salarial, mercado de trabalho, localização e possibilidades educacionais.

Estabelecendo Metas Pessoais

O Conselheiro de Carreira irá orientá-lo a estabelecer metas realistas, dentro da metodologia SMART e buscar oportunidades dentro da expectativa estabelecida, garantindo a motivação.

Dificuldades no trabalho

Muitas pessoas buscam o apoio de um Conselheiro de Carreira, porque estão passando por problemas pessoais ou problemas dentro do trabalho que estão afetando o desempenho e sua satisfação no trabalho. Podendo ser:

– Ansiedade de desempenho

– Estress

– Baixo controle emocional

– Conflitos com colegas do trabalho

– Preocupação excessiva

– Baixa auto-estima

– Baixa auto-confiança

Estas questões muitas vezes tornam-se difíceis para as pessoas se sentirem satisfeitas no trabalho e podem afetar o seu desempenho, tendo dificuldade em administrar suas responsabilidades no trabalho, participar de apresentações e reuniões de equipe. O Conselheiro de Carreira estará ciente de que estes problemas podem estar relacionados com o trabalho em si, e por isso a sua abordagem será focada em ensinar técnicas e estratégias apropriadas para ajudá-lo a gerenciar estas questões de forma eficaz.

O que acontece nas sessões de Aconselhamento?

1ª Etapa – Consulta inicial – Deve-se identificar as expectativas de carreira através de perguntas. Estas perguntas abordam os temas profissionais e interesses de carreira. Na sessão introdutória aplica-se testes e exercícios sobre carreira que ajudam a direcionar interesses, habilidades, personalidade e motivações. Isto irá ajudá-lo a ter ideia das opções de carreira

2ª.Etapa  – Contexto atual – Análise das experiências profissionais e educacionais, com considerações pessoais para compreender como estes influenciaram nas decisões para procurar ajuda, pois ao compreender profundamente e obter insight poderá ajudá-lo a ter uma carreira gratificante.

3ª. Etapa – Opções de Carreira –  A partir das informações discutidas, poderá gerar junto ao seu Conselheiro alternativas de carreira adequadas a você.

4ª. Etapa –Investigar as opções de Carreira – Nesta etapa irá receber orientações de como, onde e quando deverá investigar as opções de carreira, visando ter maior esclarecimento sobre as opções definidas. Este trabalho irá ajudá-lo a compreender os papéis e a realidade deste trabalho com suas expectativas e interesses.

5ª. Etapa – Escolha – Nesta fase já terá os instrumentos necessários para tomar decisão. Agora o seu conselheiro irá ajudá-lo a definir sua Meta de forma realista e a montar um Plano para alcançar seu objetivo, analisando paralelamente em como uma carreira poderá impactar em outros aspectos da vida, assim como sua família, entraves financeiros e aspectos psicológicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *