SOLUÇÕES - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia Mais


Coaching de Carreira

Carreira é uma das áreas mais importantes, pois com ela convivemos mais da metade de nossas vidas, por esta razão deveremos cuidar de nossa escolha na mais tenra idade.

Claro que nem todos tiveram esta percepção e nem orientação, ou tiveram, mas não deram a atenção devida.

Nem tudo está perdido, o importante é percebermos que algo não vai bem para promovermos as ações necessárias com o intuito de reverter a situação ou redirecionar.

No momento da crise, é a fase que usualmente as pessoas param para refletir e em muitos casos ficam remoendo escolhas que deixaram para trás e pensam  “e….se…” como estaria minha vida?

e-agora

Na verdade, deveríamos ter disciplina desde nossa juventude para definir nossas metas profissionais, estabelecendo nosso planejamento e acompanha-lo periodicamente. Esta é a receita do sucesso.

Vale a pena ressaltar que ao longo dos anos, ao amadurecermos, nossas expectativas e interesses poderão ser modificados, será preciso estar atento a isso.

Questões ambientais, cenários de mercado, estado civil, são aspectos que irão influenciar e muito nossos planos. Ter visão estratégica e identificar os fatores que irão impactar nossos planos no médio e longo prazo será de grande importância.

Para se ter sucesso, precisamos seguir algumas etapas, assim como, buscar nosso autoconhecimento, desenvolver habilidades sociais, praticar a autogestão, conhecer as possibilidades de trabalho, seus impactos no mundo hoje e suas tendências e estar atento ao cenário e dinâmica nacional e mundial. Estas questões não se aprendem na escola e nem na universidade, mas na vida e com o apoio de profissionais especializados na área, através de ferramentas como Aconselhamento Profissional ou Orientação Profissional, Psicoterapia e Coaching.

escolha

O Coaching de Carreira é uma das ferramentas a serem utilizadas durante sua carreira profissional de forma periódica, esporadicamente poderá passar por desafios, assim como, troca de emprego, transição de carreira, assumir posição de liderança, mudança de cenários, iniciar carreira pública ou outras diferentes de sua experiência.

É recomendado, também, buscar apoio profissional nos primeiros 5 anos após a colocação profissional e manter periodicamente um acompanhamento, visando aprimorar sua autoconsciência, compreender como é visto e como deverá se comportar no futuro próximo, analisar as tendências do mercado a médio e longo prazo e planejar antecipadamente as mudanças necessárias e adequadas a realidade do profissional e do ambiente.

Resumindo, a carreira inicia-se na verdade, desde a infância, quando aparecem as facilidades e dificuldades. Todas as etapas, estudos, experiências são importantes. Mas o imprescindível é investir em você periodicamente, seja no conhecimento, seja no comportamento.

E sucesso!!!

By Márcia Lopes – Psicóloga Organizacional, Psicoterapeuta, Coach, Consteladora e Consultora em RH

E-mail: contato@marcialopes.psc.br

Site: marcialopes.psc.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *