Estou com dificuldade de conseguir emprego, o que eu faço?

 

Muitos profissionais que estão na busca de recolocação, me procuram pedindo ajuda e apoio.

Existem diversas expectativas, aqueles que esperam que encontre uma vaga para ser admitido, outros percebem que tem participado nas entrevistas, mas não tem tido sucesso nos processos, outros que há meses não conseguem participar de processos seletivos, e alguns nunca foram convidados quando iniciaram seus contatos e divulgação de currículo.

Observa-se que muitos deles estavam atuando profissionalmente há muitos anos, o que implica na dificuldade em saber como começar a buscar oportunidades, sem contar o impacto emocional de começar do zero.

Em primeiro lugar é importante entender como funcionam os processos, se colocando no lugar do empregador e dos profissionais que tem a missão de encontrar perfis em muitos casos “impossíveis”.

Como também atuo como selecionadora, é muito interessante observar como as pessoas lidam diante das oportunidades e me sinto a vontade para dizer, que as pessoas estão muito despreparadas, em alguns casos chegam a ser ingênuas.

Tenho oferecido o processo de Coaching de Recolocação,  e recomendo trabalharmos os pontos que na minha opinião são essenciais, assim como:

  • Elaboração ou atualização do currículo
  • Simulação de entrevista de seleção com devolutiva
  • Marketing Pessoal
    • Networking
    • Plano de ação para divulgar seu produto no mercado
  • Análise de Mercado
  • Elaboração de estratégias
  • Nos casos mais sofisticados, faço Análise de Potencial com devolutiva, para fornecer informações sobre as competências a desenvolver
  • Outros…

Durante o processo de Coaching é possível identificar algumas dificuldades, assim como, ansiedade, baixo nível de auto-percepção, expectativas inadequadas ao perfil desejado, descontrole emocional, problemas com a comunicação, inadequação na abordagem, distorção da realidade, baixo nível de conhecimento do que o empregador deseja, resistência a mudanças e outros pontos que recomendo a continuidade do processo a partir de outras técnicas de intervenção, que não poderá ser solucionado através do Coaching e que será imprescindível para a manutenção do emprego, pensando em médio e longo prazo.

Outro aspecto importante é identificar se ainda há espaço no mercado para o seu perfil. Por mais que a mídia tenta disfarçar, o fator idade, falta de um segundo idioma, controle emocional e estabilidade nos empregos, são pontos que irão influenciar e muito nas oportunidades.

Os profissionais dentro destes critérios, terão que tomar atitude neste sentido para reverter seu perfil e se você está empregado, este é o momento para se preparar para o mercado, até porque ainda estamos num momento instável, portanto, recomendo que se dedique fortemente para que não corra riscos desnecessários e busque seu autodesenvolvimento enquanto há tempo.

A proatividade é sempre bem vinda, o empregador “está de olho” nestes profissionais, a busca pelo desenvolvimento contínuo, a partir de Coaching, Workshop, Leituras, Feedback, Especialização, Pós-Graduação, Análise de Potencial, Análise do Comportamento, novo Idioma, Psicoterapia são ferramentas que poderão te ajudar no seu desenvolvimento e a recomendação é que faça isso quando tiver condições de investir. E caso precise quando estiver no mercado, veja esta oportunidade como investimento e não despesa, assim terá mais rendimento e resultado.

Muitos Executivos me procuram de forma autônoma, e investem para mapear suas competências periodicamente, investindo no seu desenvolvimento, obtendo resultados positivos e contínuos.

Agora a pergunta que não quer calar. Por que será que ele é um executivo? Porque ele investe no seu desenvolvimento, não fica esperando a empresa dirigir sua carreira.

Caso se identifique como qualquer das dificuldades acima, recomendo que procure refletir nos impactos que poderá ocorrer se continuar onde está sem fazer qualquer movimentação neste sentido.

Se por outro lado, tiver interesse em investir em você, estou a disposição para conversarmos.

Acesse o link a seguir e preencha o formulário para que possa contatá-lo e agendarmos uma  sessão gratuita que poderá direcionar e esclarecer as dificuldades que tem encontrado.

Preencha o formulário a seguir: http://marcialopes.psc.br/questionario-base-para-o-processo-de-coaching/

Agradeço sua confiança.

Márcia Lopes (Consultora em RH, Psicóloga Organizacional, Terapeuta e Coach)

WhatsApp: 19 9-9126-3316

Site:http://marcialopes.psc.br/

 

 

2 comments on “Estou com dificuldade de conseguir emprego, o que eu faço?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *