SOLUÇÕES - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia Mais


O que é Recolocação Profissional e quando utilizar.

A Recolocação Profissional é uma metodologia desenvolvida e aplicada no Brasil desde a década de 80, quando iniciou-se as Reengenharias nas empresas e nunca mais parou… A redução de custos e as reestruturações implicam em demissões em grande número em busca da manutenção da empresa.

As empresas de ponta e responsáveis pela sustentabilidade utilizam-se da metodologia Outplacement, contratando consultorias especializadas no tema recolocação profissional minimizando o impacto do desemprego na sociedade.

Nos últimos anos, os profissionais da área ligados a recolocação no mercado, tem tido forte desafio no sentido de administrar o alto nível de ansiedade nos profissionais diante da diminuição do emprego e da baixa de oportunidades no mercado.

Seria recomendado, contudo, ser estimulado dinâmica entre os profissionais, na busca pelo desenvolvimento contínuo de sua carreira, alinhado ao mercado e visando diminuir os riscos do desemprego.

Existem profissionais que buscam esta modalidade para uma Transição de Carreira, ou seja, que estão empregados, entretanto, buscam oportunidade de crescimento em outras Instituições.

Metodologia:

O processo de Recolocação Profissional é constituído pela análise da carreira desenvolvida pelo profissional, considerando formação e experiência, levando em conta a aderência do perfil pelo mercado no curto, médio e longo prazo.

 Outro aspecto importante é apoiar o profissional na construção do seu Marketing Pessoal, que é constituído pela construção do seu currículo, carta de apresentação, estratégias de comunicação com o mercado, que vão desde o resgate e a reconstrução do network.

Antes de se colocar a disponibilidade no mercado, será importante entender como funciona o processo para se chegar lá e quais ferramentas poderão utilizar para obter sucesso.

Os Profissionais e Instituições que coordenam este processo junto ao mercado têm intensa rede de relacionamento com profissionais de Recursos Humanos, Head-Hunter, Consultorias e outras possibilidades, gerando informação do mercado sobre oportunidades atuais e futuras, gerando perspectivas interessantes, que faz deste trabalho um diferencial.

Vale ressaltar, entretanto, que o profissional em processo seletivo, mesmo sendo indicado para vagas no mercado, será avaliado frente a formação, experiência e características comportamentais esperadas para o perfil da vaga em questão.

O processo de Recolocação Profissional é individualizado, e é indicado para profissionais em níveis de Senioridade e/ou Gerencial, caso se interesse nos procure para conhecer nosso trabalho.

Márcia Lopes (Consultora em RH, Psicóloga, Psicoterapeuta, Coach, Consteladora)

2 comments on “O que é Recolocação Profissional e quando utilizar.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *