Preliminar para atingir sua meta

Nos últimos tempos, nunca se falou tanto em atingir metas. Este assunto tem sido uma febre no mundo todo. Instituições, empresas e pessoas estão sendo movidos por metas. Provavelmente, você também não deve ser diferente.

As metas podem ser traduzidas em sonhos, desejos e objetivos.

Os objetivos ou metas nos movem para a vida, sem objetivo ou meta, ficamos perdidos, deprimidos e sem motivação.

A meta te deixa ansioso? Sim, este é um caminho para a ansiedade, mas não é o que acontece com todos. A ansiedade poderá ser minizada e poderá ser saudável.

Antes de nos posicionarmos em direção a meta, será necessário passar por alguns passos preliminares e que fazem a diferença para atingir resultados sustentáveis.

Estes passos poderão ser considerados para um negócio, um departamento, uma pessoa…

Precisaremos responder as seguintes questões:

1º. Quem sou eu?

2º. Onde estou?

3º. Para onde quero ir? Quando ?

4º. Quais são minhas forças (O que possuo que irá me ajudar a chegar lá)?

5º. Quais são minhas fraquezas (O que preciso desenvolver para chegar lá)?

6º. Quais são as oportunidades que tenho (O que irá facilitar)?

7º. Quais os obstáculos que poderei encontrar no caminho?

8º. O que meu cliente (chefe) espera de mim?

9º. O que o mercado tem feito para ter sucesso?

10º. Quais as ações e quando deverei realiza-las?

11º. Como saberei se estou no caminho certo?

A partir do momento que me dedico a realizar um diagnóstico sobre o cenário e sobre as pessoas envolvidas no tema, saberemos o que fazer e como chegar lá.

Quando falamos em instituições e negócios, falamos da importância de se fazer uma análise SWOT para elaborar um planejamento estratégico e em seguida as ações para se atingir as metas, as quais deverão ser desdobradas.

Ao falarmos em pessoas, esta análise deverá ser realizada com profissionais gabaritados e com experiência no tema, pessoas, comportamentos e ambiente empresarial.

Muitas empresas investem fortemente na ferramenta de diagnóstico chamada Mapeamento por Competências ou Assessment.

Esta ferramenta tem como objetivo, fornecer ao profissional impressões de como o mercado o vê, suas forças e fraquezas.

Este diagnóstico é uma ferramenta poderosa para se iniciar um processo de Coaching, o qual poderá priorizar os comportamentos mais impactantes para se atingir as metas necessárias.

A próxima etapa será a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual, o qual se trata de um planejamento de ações focadas nos comportamentos a serem aprimorados ou desenvolvidos, o que irão garantir seu sucesso no atingimento da meta. Este processo poderá ser acompanhado por um Coaching especializado no tema.

Quando você tem um diagnóstico sobre sua carreira, comportamentos, um plano e um coach, a chance de se obter sucesso em suas metas são altas.

Nesta altura a sua ansiedade estará controlada, porque você já terá analisado o que fazer, caso algo saia errado, não será necessário pensar nos aspectos negativos, mas apenas no positivo.

Muitas vezes preferimos tomar decisões sozinhos, de forma impulsiva e impesada para “sermos mais rápido”, é uma ilusão que poderá custar sua carreira, sua vida profissional.

As empresas de ponta têm utilizado estas ferramentas para garantir que sua liderança esteja no caminho certo, apoiada pelo desenvolvimento de novas competências e comportamentos sustentáveis.

Neste momento em que a nossa economia está aquecendo, é o momento de preparar as pessoas que possuem talento para oferecer mais.

Para as empresas o caminho é diagnosticar o cenário do negócio e das pessoas e fornecer ferramentas para que possam aplicar seu potencial e transformá-lo em competências.

Sugerimos que conheça mais, pesquisando em nosso site http://www.viverh.com.br/Mapeamento-por-Compet%C3%AAncias

Para as pessoas, o caminho é saber onde está e o que será preciso fazer para chegar lá. Converse conosco para entender como poderemos ajuda-lo neste aspecto.

Agora é o momento!

 

By Márcia Lopes (Coach, consultora em Recursos Humanos, Psicóloga, Psicoterapeuta e Diretora da Viverh)

E-mail: marcia@viverh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *