SOLUÇÕES - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia Mais


Profissão – Desafio

desafio

Profissão – Desafio

Durante minha carreira, tanto empresarial como em clínica, noto que os profissionais de maneira geral buscam o crescimento profissional, porque gostam de desafios e desejam oferecer para si e sua família, maior conforto e entretenimento.

As atividades que oferecem esse resultado, impreterivelmente são aquelas que terá que se relacionar com pessoas, fazer a gestão do negócio, ou seja, uma vida sem rotina e bastante dinâmica. Na maioria das vezes estes profissionais são chamados de Líderes, isso não quer dizer que realmente o são.

Muitos deles delegam “pelo crachá”, tendo maior dificuldade de ser seguido, por serem impositores e outros lideram pela autoridade, conseguindo melhores resultados dentro de seu ambiente profissional e sendo “admirado” pela equipe, por oferecer maior espaço para reflexões e análises dos problemas. Quanto mais alto seu cargo, maiores as sutilezas pelo qual é necessário administrar as pessoas e os processos para se obter o resultado desejado.

A maioria dos profissionais que almejam assumir atividades audaciosas e bem remuneradas, terão que assumir forte dedicação em seu desenvolvimento, desde conhecimentos técnicos como as habilidades e fluidez nos comportamentos.

Para desenvolver-se será necessário além de leituras, cursos, experiências internacionais, coragem para colocar em prática idéias viáveis e inovadoras, construir alianças com diferentes níveis dentro e fora da empresa, ter sucesso nas negociações, superar os resultados… enfim, muita atitude.

As empresas prezam pelos profissionais chamados de alta performance, ou seja, desempenho diferenciado. Para estes casos, usualmente há um programa especial de investimento, para que seu desenvolvimento ocorra de forma mais rápida e eficaz. Entretanto, nem todos recebem este privilégio e nem todas as empresas têm esta política.

Observa-se que aqueles profissionais que realmente querem se destacar e ser reconhecido pelo trabalho de ponta, assume o investimento de sua carreira e busca no mercado as oportunidades para se desenvolver, através de Especializações, Pós-Graduação, experimentam novas atividades, se disponibilizam para conhecer diferentes culturas em nível internacional, assumem suas dificuldades emocionais para buscar Psicoterapia, Coaching, meditação e outras possibilidades, com o intuito de promover mudanças comportamentais. Entretanto, há aqueles que ficam paralisados, esperando que alguém o veja, em muitos casos realmente não sabem o que fazer e nem como, mas preferem não pedir ajuda.

Minha orientação para ambos os casos é que em primeiro lugar, será necessário identificar seus “gaps”, ou oportunidades de melhoria, caso não saiba como, sugiro realizar um Assessment ou Mapeamento de suas competências. Saiba mais… http://blogcarreira.com.br/mapeamento-por-competencias-assessment/

Na maioria dos casos observados, identifico que o maior necessidade de melhoria ocorre no tema comportamental.

Para as questões comportamentais, recomendo que realizem Coaching Profissional de forma individualizada ou em Grupo focado no desenvolvimento de liderança. Saiba mais… http://www.viverh.com.br/workshop/23

Estamos num momento crucial, onde aumenta consideravelmente o nível de concorrência, pois as empresas estão cortando o “filet”, neste momento muitas empresas estão aproveitando para trocar seu pessoal, por este motivo há vagas abertas, trocando aqueles que não são eficazes por outros do mercado, que poderão lhes trazer melhor desempenho ao negócio.

A pergunta é a seguinte: E você que está trabalhando, seu emprego está garantido? E você que está no mercado, está pronto para entrar nessa “guerra”?

Pois bem, independentemente de sua situação, o melhor caminho é se avaliar antes do próximo selecionador ou gestor, e tratar de arregaçar as mangas para investir em sua carreira.

Se estiver esperando um bom emprego ou boa remuneração para isso, sinto em dizer-lhe que seus sonhos não passaram de sonhos.

O caminho, meus caros, é você cuidar de sua carreira, e isso significa que deverá se empenhar para o seu desenvolvimento, seja no aspecto de conhecimento, ou comportamental.

Para isso, estou a disposição para ser seu parceiro neste momento. Entre em contato para desenharmos um caminho de aprimorar suas competências para atingir seus objetivos profissionais.

Márcia Lopes

19 9-9693-9696

marcia@viverh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *