SOLUÇÕES - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia Mais


Tipos de Entrevista de Emprego

entrevista ok

 

Olá sou Márcia Lopes, seja bem vindo a mais um podcast sobre “Dicas para se encontrar um novo emprego”. Hoje vou falar sobre a Entrevista de Emprego.

Neste momento, imagino que já esteja preparado a partir das dicas relatadas nos podcasts anteriores, os quais serão imprescindíveis neste momento.

A Entrevista de Emprego tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o candidato no que se refere as suas qualificações, habilidades e comportamentos.

Vale a pena ressaltar que o resultado final, será muito subjetivo, por este motivo não há uma receita pronta. Por isso é importante sentir-se confiante independentemente do resultado final.

Já vi casos em que o profissional não foi aceito por estar além das expectativas e muitas vezes pensamos que estamos aquém quando recebemos uma resposta negativa.

Lembrem-se de que há inúmeras razões para as escolhas e principalmente a empatia ou identificação com o gestor, profissional com o qual irá trabalhar.

Quando chegar nesta etapa, poderá participar de inúmeras entrevistas, a iniciar na Consultoria e posteriormente na Empresa Contratante. Nesta etapa é comum ter informações sobre as próximas etapas e quantas entrevistas poderá participar.

Muito bem, vamos conhecer os tipos de entrevistas utilizadas nos processos.

Entrevista por telefone

Este procedimento tem como objetivo triar os candidatos eliminando aqueles com pouca qualificação para a vaga. Nela, os selecionadores costumam checar dados do currículo para agendar um encontro posteriormente. Nesse caso, recomendo que a realize com uma cópia de seu currículo ao lado e, caso tenha tempo para se preparar anteriormente, prepare-se!

 – Entrevista pela web

Atualmente este procedimento, tem sido bem vindo para eliminar os custos e agilizar os processos. As entrevistas poderão ser realizadas a partir de “chats” e nos horários mais variados possíveis. A agenda é adequada às realidades do entrevistado e do entrevistador, com escolha de um horário mais conveniente para ambos.

Outra modalidade para na seleção de executivos é o conference call, quando executivos de outros países devem participar da escolha.

É altamente recomendado para processos confidenciais. O contato pessoal é muito importante e nunca será substituído ao se concluir um processo.

 – Entrevistas Abertas e Dirigidas

Abertas – São perguntas que exigem algum tipo de reflexão do candidato ou de descrição de uma situação. Essas questões são importantes para visualizar a linha de raciocínio e compreensão, e para que o candidato se sinta mais à vontade para se abrir. Este tipo de entrevista é utilizado para funções mais analíticas e complexas.

Dirigidas – São perguntas específicas referentes a um determinado assunto sobre o passado ou presente do avaliado. Essas são as mais comuns. Nesse caso, o entrevistador procura descobrir se seu perfil está adequado às expectativas da função e se você se adaptará ao grupo de trabalho. O objetivo é mostrar que suas qualificações agregam valor à empresa. Este tipo de entrevista é comum para vagas operacionais ou de triagem, ou seja para checar informações do seu currículo.

 Por esses motivos, procure sempre saber sobre o trabalho realizado pela empresa ou instituição e, principalmente, na área em que está se candidatando.

 – Entrevista de seleção por competências

Este tipo de entrevista tem sido muito utilizada para se conhecer suas habilidades, comportamentos e conhecimentos técnicos. O entrevistador solicita que descreva comportamentos e/ou experiências que já teve no passado. Dessa forma, ele consegue visualizar se possui as competências necessárias. É importante que procure responder da forma mais completa possível, trazendo exemplos concretos sobre o que você fez, porque se tentar enrolar, ou falar de exemplo de outras pessoas, mostrará que não possui a competência necessária. Assim, procure ser o mais honesto possível.

 – Entrevista com mais de um selecionador

Este modelo tem como objetivo economizar tempo do processo seletivo, são convidados outros profissionais que, de alguma forma, estejam envolvidos nas contratações. Poderão participar, ao mesmo tempo, o selecionador e os futuros chefes do candidato.

Quando o gestor tem um estilo participativo, convida futuros colegas de trabalho, para compartilhar a decisão de escolha, ou para conhecerem o eventual candidato aprovado.

Em alguns casos, o grupo pode solicitar que o candidato resolva um caso, com o objetivo de demonstrar suas habilidades e como aplica seus conhecimentos.

 – Entrevista em outro idioma

Se o perfil exige um outro idioma independentemente do nível, com certeza fará uma entrevista em outro idioma. Esta prática tem se tornado comum desde a abertura dos mercados nos anos 90, ultimamente tem sido uma exigência, em algumas empresas até os estagiários passam por este processo.

Observa-se que além da exigência do idioma Inglês,uma outra tendência de exigência também, a do idioma espanhol, hoje requisito para executivos, principalmente de negócios, já que lidam com clientes e fornecedores de outros países. No caso das empresas europeias, é desejável também o idioma Alemão, Francês e outros.

 Para se dar bem nas entrevistas é importante conhecer o vocabulário da área onde atua e se preparar para perguntas pessoais e profissionais. A chave é praticar o que pode ser questionado, assim como, nas questões da sua língua mãe.

 O que determina o grau de idioma esperado é o grau de exposição que o profissional terá com o idioma. Se, por exemplo, ele terá que fazer apenas leitura, a exigência de interpretação de texto será maior do que a exigência do oral, mas se terá que fazer negociações em inglês, a fluência oral será essencial.

 Em minha trajetória profissional, pude acompanhar alguns procedimentos inadequados de alguns gestores, o que tem diminuído muito, que utilizam-se de postura “agressiva” durante o processo, colocando o profissional em “saia justa” ou fazendo perguntas “tipo pegadinha”.

Caso passe por esta situação constrangedora, minha recomendação é não levar no lado pessoal, procure manter seu controle emocional e decididamente desista deste processo. Não vale a pena trabalhar numa empresa, onde se valoriza este tipo de profissional. Se chegou até esta etapa do processo terá outras oportunidades.

Nos últimos tempos, as empresas preocupadas em manter e atrair talentos, preparam seus gestores para realizar entrevistas de forma profissional e respeitosa.

Concluindo, recomendo que esteja preparado para caso encontre abertura para fazer perguntas sobre a empresa, principalmente sobre a vaga em questão, já acompanhei casos em que o profissional foi aprovado no processo e quando iniciou suas atividades, descobriu que não era nada daquilo que estava buscando. Por isso, esclareça suas dúvidas, se preciso for, faça você um roteiro de entrevista.

 Desejo sucesso em suas entrevistas!

 Agradeço por sua confiança e participação, continue acompanhando as Dicas nas próximas semanas. Até lá.

 

Fontes de Pesquisa:
“Seja um profissional 2.0”; Ferreira, Marcos; Editora Tira de Letra; Cap. 17; São Paulo; 2014
http://exame.abril.com.br/topicos/entrevistas-de-emprego
http://www.secth.com.br/si/site/040302
http://www.guiarh.com.br/z68.htm
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/50404/tipos-de-entrevista-de-emprego
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/50404/tipos-de-entrevista-de-emprego
http://www.dicasdemulher.com.br/novos-tipos-de-entrevista-de-emprego/
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/04/11/1016025/como-sobreviver-aos-diferentes-tipos-entrevistas-emprego.html
http://www.modelo-curriculum.com/descubra-os-5-tipos-de-entrevista-de-emprego.html
http://recursosehumanos.com.br/artigo/entrevista-de-emprego-qualificacoes/
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/auto-conhecimento/5-perguntas-que-voce-precisa-saber-responder-na-entrevista-de-emprego/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *